Avaliação Neuropsicológica
A Neuropsicologia é a área da psicologia que estuda a relação entre cérebro e comportamento. Desta forma, a avaliação Neuropsicológica vai analisar os resultados dessa interação.
O que avalia?
A avaliação Neuropsicológica é composta por diversas análises com o intuito de entender como esse paciente funciona e quais são suas facilidades e dificuldades. Uma delas é o mapeamento das funções cognitivas, como por exemplo atenção, memória e linguagem. Além disso, aspectos psíquicos como o comportamento e a personalidade são importantes de serem incluídos.
Como funciona?
Em média a avaliação dura de 7 a 10 encontros, com duração média de 1h. Os encontros podem ser presenciais ou online, a depender da tarefa que será feita. Durante esses encontros serão realizadas entrevistas, aplicação de testes, questionários e escalas que auxiliam a investigação do funcionamento Neuropsicológico do paciente.
A final, o paciente recebe um laudo com os resultados e sugestões de tratamento, quando necessário.
Para que serve?
São muitos os benefícios da avaliação. Confira alguns deles:

Autoconhecimento
Melhora o autoconhecimento, pois o paciente poderá identificar melhores estratégias para lidar com suas dificuldades do dia a dia.

Diagnóstico
Auxilia o médico a fechar um diagnóstico na área de saúde mental, como TEA (transtorno do espectro autista) e TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

Tratamentos direcionados
Auxilia psicólogos, pedagogos, psiquiatras e outros profissionais a conduzirem melhor o tratamento.

Reabilitação
Auxilia a definição de objetivos na reabilitação neuropsicológica




